quarta-feira, 14 de outubro de 2009

FIGURAS ILUSTRES/ MOVIMENTOS SOCIO-CULTURAIS


DESCARTES (renascimento):
- Preocupação em se formar um Homem como um todo;
- Trás o racionalismo “penso, logo existo”: prioridade da razão
- Importância da educação dada à mulher (ate aí só servia para a procriação)

COMÉNICO (séc. XVII)
- Educação progressiva: preocupação com a boa forma;
- Preocupação com a organização do ensino.

LOCKE
- Pai da Nova Teoria (contrapõe Descartes: o conhecimento é um resultado do individuo com as situações)


ILUMINISMO (séc. XVIII):
ROSSEAU:
- Defende a liberdade;
- Repudiava a memorização
- Pedagogia Liberal
-INICIO DE ESTUDOS SISTEMATICOS SOBRE A NATUREZA DA CRIANÇA COMO PONTO DE PARTIDA PARA TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS. Começa-se a ver a criança não como um adulto em miniatura.

HERBART: defende a individualidade de cada criança.

FROEBEL:
- Criou o 1º jardim-de-infância
- Enfatizou o brinquedo
- Necessidade de incutir valores e ética para um desenvolvimento respeitoso
- Necessidade de haver correlação com as matérias ensinadas


FINS SEC. XIX, INICIO SEC. XX:
- Só neste período se pode falar de Pedagogia Cientifica, baseada na Psicologia e noutras ciências sociais;
- Nasce o movimento das Escolas Novas (J.DEWEY; CECIL REDDIE; T.BADLEY; FREINET…)
- Defende-se o Principio do Interesse, isto é, a não intervenção do professor, o desenvolvimento natural da criança;
- Criadas infra-estruturas para pessoas com necessidades educativas especiais;

- ESCOLA NOVA era um internato em que se fomentava um ensino globalizante (ensinamentos normais de qualquer escola, mas também trabalhos manuais, desportos, ocupações artísticas, etc…)


Propriamente em relação à Psicologia da Educação:
- Raízes Históricas espalhadas pela antiga Grécia, e que se observam ao longo de séculos, culminando na origem desta ciência por volta de 1880 e 1900 com Galton, Ebbinghaus; Hall; Hopkins.
- Situa-se então o surgimento formal da Psicologia da Educação por volta de 1903, quando foi lançado o livro de Thorndike, o qual nomeou, pela primeira vez, esta área de estudos e lhe deu corpo doutrinário. Na edição de 1913 e 1914, Thorndike concluiu que todo conhecimento da psicologia que tivesse a possibilidade de ser quantificado podia ser aplicado à educação. (Goulart, 2000)

- Edward Lee Thorndike é mesmo considerado como sendo o Pai da Psicologia da Educação:
-Procedeu a experiencias com gatos (“caixas-problema”) em laboratório para perceber o processo de aprendizagem: Aprendizagem por tentativa – erro;
-As suas experiencias conduziram a um número quase infinito de estudos empíricos;
-Destruiu muitos mitos educacionais, como por exemplo, a importância que era dada ao ensino do Latim e do Grego;
- Graças ao contributo de Thorndike o campo educacional passou a ser mais objectivo, cientifico. Passou a ser possível medir os problemas educacionais com maior eficácia.
- Posteriormente assistiu-se a uma fase de consolidação e desenvolvimento da Psicologia da Educação, surgindo novos estudiosos e experiencias.

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