quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ORIGENS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Pensar na história específica da Psicologia da Educação, é de certa forma restringir a análise da sua origem aos finais do sec. XIX, inicio do sec. XX. No entanto o aparecimento desta Ciência não ocorre do nada, mas sim como resultado de um longo período histórico onde os conceitos de educação; Pedagogia; Escola, Psicologia foram surgindo.

Desde que existe Homem, existe de algum modo a tentativa de perceber o seu comportamento, através da educação.Pode falar-se em educação a respeito dos rituais de iniciação de povos primitivos; da educação como formação politica dos cidadãos das “polis” gregas, etc…
Podemos distinguir as pedagogias de povos mais ou menos longínquos: sabedoria chinesa de Confúcio; a pedagogia grega de Sócrates; Platão; Aristoteles; etc…
Seguindo uma ordem cronológica podemos elaborar uma potencial História da origem da Psicologia da Educação:


CONFÚCIO: Confucionismo
Confúcio, também conhecido como, K'ung Ch'iu ou K'ung Chung-ni , nasceu em meados dos século VI (551 a.C. - 479 a.C.), em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, a qual hoje é conhecida como Shantung. Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. A sua doutrina, o Confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.
ü Ideologias
Ainda jovem (cerca de 22 anos) iniciou o que pode ser considerado a primeira escola particular, pregando aqueles que o ouviam, seus ideais de conduta social, de governo e de justiça pela lei. Acreditava no valor da Educação para o povo e que através desta poderia haver igualdade entre os homens, tornando-os completos. Confúcio considerava ainda, a música chave da harmonia universal, para ele a música era um reflexo do homem superior e espelhava o seu carácter verdadeiro e desmascarava a falsidade e a hipocrisia. Confúcio também achava que a essência dos ritos devia ser espiritual mais do que física, devido à formalidade elaborada das práticas dos rituais de seu tempo.
A sua ideologia de organização da sociedade procurava também recuperar os valores antigos, perdidos pelos homens de sua época. A sua opinião sobre o governo era que cada cidadão do estado deveria ter um título designativo ou um papel e afirmar-se neste papel no esquema da vida. Cada governante deve ser benevolente, proporcionar um bom padrão de vida para o povo e promover a educação moral e os ritos. Confúcio acreditava que a implementação dos seus pontos de vista pelo governo estabeleceria a utopia do “estado como um bem público” e prepararia o caminho para a paz entre os homens. Apesar das ideias de conformismo que possam ser atribuídas a esse pensamento, elas são erróneas. Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correcta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, a sua doutrina apregoava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem estar comum. A sua escola foi sistematizada nos seguintes princípios:

Ren, (humanidade - altruísmo);
Li ( cortesia ritual)
Zhi (conhecimento ou sabedoria moral);
Xin ( integridade);
Zhing (fidelidade);
Yi (justiça, retidão, honradez.

Confúcio não procurou uma distinção aprofundada sobre a natureza humana, mas parece ter acreditado sempre no valor da educação para condiciona-la. Na sua bibliografia constam três livros básicos, sendo que os dois últimos são atribuídos aos seus discípulos:
Lun yu (Diálogos, Analectos), no qual se encontra a síntese de sua doutrina.
Dà Xué (大学) (Grande Ensinamento) e
Zhong Yong (Jung Yung), ou a “Doutrina do Meio”.
Após sua morte, Confúcio recebeu o título de "Lorde Propagador da Cultura Sábio Supremo e Grande Realizador" (大成至聖文宣王), nome que se encontra registado em seu túmulo.
ü Síntese do Confucionismo
O confucionismo é um sistema filosófico chinês criado por Confúcio. Entre as preocupações do confucionismo estão a Moral, a Política, a Pedagogia e a Religião. Conhecida pelos chineses como Junchaio (ensinamentos dos sábios).


HOMEM PRIMITIVO:
- Não há reflexão, no entanto há educação, transmissão de saberes;
- Tudo é aprendido por imitação e participação em actividades mais sociais como pescar, caçar, a agricultura.
- Com a evolução do património cultural (que atravessa toda a pré-historia ate ás novas civilizações), a relação educativa (pais/filhos) deixou de ser suficiente e passou a ser uma relação pedagógica (sociedade):

- Começa a estabelecer-se um saber concreto;
- Surge a figura de um especialista para a educação;
- um local especifico de encontro;
- Tempo limite para o encontro; avaliação…
…É então assim que surge a Escola!!


GRÉCIA:
- É o primeiro povo completamente “racional” na história. Fundadores da filosofia; tentam explicar a origem das coisas racionalmente; Sociedade laica: não há domínio da religião, o pensamento é livre.
- O ser Humano é o único que pode ser educado:
- é o único ser racional;
- é o único ser livre;
- tem de ser educado de forma racional, humana
- a primeira preocupação era educar o ser humano e não o guerreiro (vencer pela razão e não pela força)
- É com Aristóteles na Antiguidade Grega que se dá a fundação da Psicologia (apesar do termo psicologia só surgir no sec. XVI). Já nesta altura Aristóteles estudou a aprendizagem.

ESCRITOS DE SOFOCLES (500 anos A.C.)
- Não há nada mais espantoso que o Homem;
- Consegue construir barcos, atravessar mares; cultivar a terra;
- Apto para a caça;
- Ensinou a si próprio a linguagem e a maneira de se comportar
- O homem embora nasça desprovido de tudo tem recursos para enfrentar tudo, só da morte não tem escapatória;
- com o seu trabalho e inteligência dominou a terra.


ANTIGUIDADE CLÁSSICA: (SEC V a.c. ao sec. V d.c.)
- Importância dos romanos que “educavam” todos os povos que conquistavam. Mas com a invasão dos bárbaros tudo terminou.

IDADE MÉDIA: (sec. V ao sec. XV)
- A única estrutura que conseguiu guardar todos os valores morais, sociais, etc... com a queda do império romano foi a igreja.
- Acção de S.Bento que fundou a ordem dos beneditinos fundando mosteiros, conventos, igrejas por toda a Europa e ai os monges tentavam ensinar a cultura que então tinha caído com a queda do império romano.

IDADE MODERNA: (sec XV ao sec XVIII)
RENASCIMENTO:
- Todos os escritos vão ser recuperados por filósofos;
- Foi o renascer da cultura clássica;
- Reforma Protestante: levado a cabo por Lutero;
- Ciência – é “inventada” no séc. XVI por Galileu com o método experimental;

IDADE CONTEMPORANEA: (séc. XIX)
- Revolução Francesa; industrial;Feminista
- Alteração da mentalidade Humana;
- Valorização da Psicologia da Educação.

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